quinta-feira, 19 de julho de 2012

Uniforme Exército Brasileiro

O uniforme do Exército passou por 12 mudanças desde que a família real de Portugal se mudou para o Brasil são 14 mudanças a menos que o Exército Americano, os uniformes começaram pelo dos Fuzileiros navais e passaram por várias "camuflagens" eis aqui algumas delas de 1810 em diante:
                                          O primeiro de todos era igual a Brigada de Canhões Inglesa este uniforme é o padrão de 1807 na foto a chegada da rainha ao brasil em 07 de março de 1807.
 Batalha de caiena este é de cerca de 1810 usado pelas Tropas Brasileiras na batalha de Guararapes também.
Guerra do Paraguai 1865 Fuzileiros navais este uniforme é inglês mas fabricado no Brasil.
Tomada do Forte de Sebastopol (guerra dos Farrapos) batalha de Paissandu.

                                          Uniforme utilizado pelo Exército Brasileiro durante a primeira guerra mundial pra quem não sabe e quer saber o Brasil participou mas muito pouco apenas enviou um pequeno contingente para Paris com médicos e soldados .
Uniforme de Inverno Exército Brasileiro original fabricado no Brasil na década de 20 á 30 aqui ele é usado por um "pracinha" na Itália provavelmente no inverno.




Uniforme de Sargentos do Exército Brasileiro padrão americano mas customizado para o Brasil que era filiado ao V (quinto) Exército Americano.

Uniforme de soldado raso da FEB também padrão Americano

Uniforme original do Exército Brasileiro mesmo não tem nada de americano tirando o Bálsamo no coturno do soldado de artilharia.
Antigo Uniforme Para-quedista Brasileiro de 1984 era o mesmo padrão de camuflagem utilizado pelos fuzileiros navais americanos que desembarcaram no Japão.

Finalmente o original de hoje em dia o Camuflado Francês utilizado pelos Para-quedistas Franceses na Argélia em 1952 se você procurar vai achar a camuflagem eles apenas escureceram ela.

Um comentário:

  1. Você está usando várias ilustrações a cores de um livro meu. Obrigado, eu sei que elas são perfeitas (ao contrário de outras, de outras fontes, que você também utiliza). Infelizmente, você não se deu ao trabalho de sequer inserir legendas corretas para descrever os uniformes. Sua informação está errada. Essas ilustrações foram cuidadosamente pesquisadas, em um trabalho que demorou anos para ficar pronto, para que as pessoas pudessem ter informações de boa qualidade. Elas só existem porque uma editora britânica comissiona os desenhos de artistas, e, caso contrário, se as pessoas copiarem-nas indiscriminadamente, sem sequer citar as fontes, a editora vai para o brejo, o artista vai ter que trabalhar como vendedor de cachorro-quente, e acaba a alegria de todos.

    ResponderExcluir